seg, 6 de outubro de 2025

Variedades Digital | 04 e 05.10.25

“Não nasci pra puxar saco”: vereadora Eva Coelho critica prefeita e aliados do próprio partido em sessão da Câmara

Durante discurso inflamado nesta segunda-feira (06), vereadora do PL afirmou que “as vilas estão esquecidas” e acusou colegas de priorizarem disputas eleitorais em vez das demandas da população
Vereadora Eva Coelho (Foto:Matias Moura/AP)

Durante a sessão ordinária desta segunda-feira (6) na Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento, a vereadora Eva Coelho (PL) fez um discurso contundente repleto de críticas à prefeita Ana Tarouco (PL) e a alguns dos seus colegas de partido, incluindo o líder do governo na Casa, vereador Galo Del Fabro (PL).

A manifestação, que durou dez minutos, teve início com a vereadora relatando os problemas enfrentados por moradores da rua Pérsio Peduce, que, segundo ela, estaria em condições precárias e comprometendo o acesso a três escolas da região. Eva afirmou ter esgotado os pedidos de providências junto ao Executivo municipal e revelou ter encaminhado a situação ao Ministério Público, após não obter respostas.

“Cansei de esperar. Já pedi conserto, já pedi arrumar, mas é aguaceira, moto quebrada, criança caindo, idoso se machucando. Entreguei o documento no Ministério Público porque não dá mais pra esperar”, afirmou a parlamentar.

Ao longo do discurso, Eva Coelho criticou duramente o que chamou de abandono das vilas e bairros periféricos do município, questionando as prioridades da administração municipal e o foco de parte da base governista em temas eleitorais.

“Um vereador tem que ir ao Ministério Público por causa de uma rua que tira acesso de três escolas, e vem me falar de deputado?”, disse. “Vamos olhar nossas vilas, porque as vilas estão esquecidas.”

As críticas também se estenderam ao líder do governo, vereador Galo Del Fabro (PL), a quem ela cobrou maior atenção às demandas das comunidades. Embora tenha reconhecido o trabalho do colega em alguns pontos, afirmou que a base governista tem se afastado da realidade das vilas.

“O senhor é líder de governo, mas nunca vi o senhor no bairro São Paulo. O povo lá sofre, e somos nós que somos cobrados e ridicularizados na padaria, no mercado”, declarou.

Eva também direcionou parte de suas críticas à prefeita Ana Tarouco, acusando a chefe do Executivo de centralizar a visibilidade política e não valorizar outras mulheres do partido.

“Política nas mulheres só tem uma: a senhora. Porque o resto, principalmente vereadoras do PL, não existe. Se quiser aparecer, tem que colar nela”, disparou.

A vereadora afirmou ainda que não pretende se calar diante das dificuldades enfrentadas pela população mais vulnerável e que continuará fiscalizando a gestão municipal.

“Não sou contra ninguém, mas não nasci pra puxar saco e nem pra ser boba. O meu direito ninguém vai tirar”, concluiu.

Un hombre y una mujer condenados por una serie de delitos cometidos

Entre ellos estafa, falsificación ideológica y asociación para delinquir Efectivos de la Dirección de Investigaciones de la Jefatura de Policía de Rivera, ante denuncias registradas en el año 2024 en las cuales los investigadores venían trabajando, sobre personas que al parecer por medio de una empresa ficticia y a través de los empleados, accedían a préstamos a una empresa crediticia

Por Rodrigo Lorenzoni: Assembleia Legislativa lança Frente Parlamentar de Combate aos Maus-Tratos Contra Animais e apresenta cartilha informativa

Aconteceu nesta segunda-feira (6), no Salão Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o ato de instalação da Frente Parlamentar de Combate aos Crimes de Maus-Tratos Contra Animais, em alusão ao Dia Mundial dos Animais, celebrado em 4 de outubro. A iniciativa é do deputado estadual Rodrigo Lorenzoni, médico-veterinário, que presidirá a Frente. Criada oficialmente em

General Hamilton Mourão através do X

Finalmente, depois de muito tempo perdido, o Presidente Lula teve uma conversa em ambiente virtual com o Presidente Trump. A imprensa noticia que, além dos pedidos quase que impossíveis de serem atendidos, Lula não teria apresentado nenhum assunto relevante no diálogo.   CLIQUE AQUI E CONFIRA